prémios internacionais

Prémios das Nações Unidas de Serviço Público - 2015/16

O Programa dos Prémios das Nações Unidas de Serviço Público está a ser revisto de modo a poder estar alinhado com a "Agenda para o Desenvolvimento Sustentável - 2030". Deste modo, não se realizará em 2016 a competição para os acima referidos prémios.

https://publicadministration.un.org/en/News-and-Events/UNPSA-Programme

Vencedor do Prémio EPSA 2015

Prémios Europeus do Sector Público - 2011

A edição de 2015 dos Prémios EPSA decorre sob o tema "O Sector Público como parceiro para uma sociedade melhor" e visa premiar os vários casos existentes nos Sectores Públicos europeus que incluem as administrações públicas em abordagens de governação integradoras e participativas na prestação de serviços públicos que mais eficiente e eficazmente promovam a coesão social, uma gestão pública inovadora, bem como finanças públicas sãs ou uma atuação inteligente na promoção do crescimento económico.

Categorias dos Prémios EPSA 2015

Todos os níveis da administração pública serão premiados já que o tema visa ser inclusivo. Deste modo, a edição EPSA 2015 terá 2 categorias diferentes tendo em consideração os níveis de administração:

Categoria 1: Projetos/casos apresentados por organismos dos níveis nacional e regional (regiões europeias);

Categoria 2: Projetos/casos apresentados por organismos do nível local ou regional.

Um terceiro prémio será atribuído a um projeto de sucesso ou meritório - de entre as duas categorias mencionadas - com uma significante perspetiva transversal, ex: transfronteiriço, intersectorial.

Além dos três tipos de prémios referidos acima, serão atribuídos "Certificados para Melhores Práticas" a um determinado número de projetos que dentro de cada categoria recebam as melhores menções.

Isto significa que em todos os níveis serão reconhecidas boas práticas, sublinhando a importância de: implementação de ações coerentes, coordenação e monitorização das ações, mecanismos criativos de responsabilização e/ou modelos de descentralização e parceria nos vários níveis da administração pública

Prémios das Nações Unidas de Serviço Público - 2015

Os Prémios das Nações Unidas de Serviço Público constituem o reconhecimento internacional da excelência em serviços públicos. Premeiam as realizações bem sucedidas e criativas, bem como os contributos dos serviços públicos em prol de uma Administração Pública mais eficaz e recetiva, em todos os países à escala mundial. Através de um concurso anual, estes prémios promovem o profissionalismo, o papel e a visibilidade dos serviços públicos e são atribuídos às seguintes quatro categorias:

  1. Melhoria da prestação dos serviços públicos;
  2. Promoção da participação na definição de políticas através de mecanismos inovadores;
  3. Promover a utilização das TIC's à globalidade dos serviços públicos;
  4. Promoção da prestação de serviços públicos orientados para o género.

A cerimónia de entrega dos prémios da edição de 2015 decorreu em Medellin - Colômbia - nos dias 23 a 26 de Junho. Consulte aqui a lista de vencedores.